sábado, 3 de maio de 2008

EJFP

Hoje fui conhecer o Sindicato dos Jornalistas. No Encontro de Jornalistas Freelance e Precários, discutiu-se a relação jornalista - entidade patronal, a precariedade do jornalista actual, e, sobretudo, a dificuldade de sobrevivência dos jornalistas portugueses. E foi bom reencontrar alguns amigos do sindicato!..
Mantive-me calada. O meu objectivo ali era perceber as ideias das outras pessoas também em estado precário e conhecer o que pode ou está a ser feito para contrariar esta triste tendência. Ali ouvi as experiências mais inacreditáveis, como a de um colega que, enquanto estagiava, foi enviado para a Faixa de Gaza com 250 euros obviamente insuficientes no bolso (se não estou em erro), ou a de outro colega que colabora com uma agência à peça, mas cujo ganho das peças não pode jamais ultrapassar os 300 euros mensais, faça ele quantas peças fizer.
A minha geração foi totalmente enxovalhada por aceitar trabalhar de graça... Eles que regressem a um início de carreira a ver se conseguem começar sem ser com trabalhos gratuitos ou, no máximo, com subsídio de transporte e alimentação, quando os estágios curriculares são obrigatórios para terminar o curso... Notou-se ali alguma tensão entre as várias gerações de jornalistas, o que eu acho ridículo, quando aquilo que ali nos levou foi unirmo-nos para conquistar vidas melhores. Não tinha noção deste distancimento entre a geração dos 20's, dos 20 e muitos, dos 30 e tais, dos 40's e depois a velha guarda...
O novo Código do Trabalho parece que tem uns quantos problemas a apontar. Parece que nos prejudica numas quantas coisas, discutidas no EJFP, mas, quanto a mim, tem alguns aspectos que não são assim tão maus (concretizo esta ideia num outro post, ou estarei a sair do âmbito deste).
Alfredo Maia abriu a sessão e bem: "nós, jornalistas, somos todos precários". Mas concluiu-se que há vários níveis de precariedade... Eu sou precária, sem gosto, mas com ambição.
Parabéns ao SJ por tomar estas iniciativas. Obrigada pela luta! Eu estou nesse barco...

Nenhum comentário: